19.1.11

o "Amor" na Adolescência


Sem duvida nenhuma, o amor é uma das grandes descobertas da adolescência. Além disso, descobrir este tão profundo sentimento, que no faz investir numa pessoa como parceira, posiciona o jovem para a maturidade.
Os adolescentes são mais sensíveis e, por isso, encaram o namoro mais intensamente. Apesar de muito se falar da promiscuidade na relação entre jovens, eles apenas procuram viver uma grande paixão. Com passar do tempo, surgem novas emboscadas, que acabam desencadeando o sentimento de perda e angustia. O sofrimento é ainda maior entre os meninos e meninas que vivem uma relação amorosa de domínio e dependência.
Neste caso, uma frustração pode dar origem há vários problemas, até mesmo psíquico-emocionais. Por isso que, infelizmente, é comum casos de jovens que cometem o suicídio ou crimes passionais por não terem obtido o sucesso em seus relacionamentos. Entretanto, o amor na adolescência também gera vantagens. Ele pode inspirar músicos, poetas, compositores, cineastas e despertar verdadeiros artistas, que darão ênfase aos seus aspectos apaixonados.
A adolescência é uma fase de descobertas e riscos. De acordo com os especialistas, muitos jovens se sentem seguros e não aceitam conselhos. Por isso, acreditam que poderão viver um grande amor, mas depois de algum tempo, acabam descobrindo que tudo não passou de um algo passageiro.

Esta paixão, na maioria dos casos, faz com que o garoto ou a garota se afaste de seus amigos e familiares e passe a viver apenas para a sua cara metade. Quando o relacionamento acaba, a dor é ainda maior, além disso, ela vem acompanhada pelo sentimento de culpa.
Por isso que, ao ver que está interessado por alguém, converse com seus pais. Caso eles sejam contra o namoro, pergunte porque. Se estiveram com uma idéia negativo de sua alma gêmea, diga a verdade sobre ela. Se a preocupação, realmente, fizer sentido, pense bem antes de tomar qualquer atitude. Lembre-se de que é seu futuro que está em jogo, portanto analise todas as conseqüências que este relacionamento pode te trazer.

16 comentários:

  1. Acho que não é so na adolescencia que não costumamos ouvir os familiares ou amigos sobre a pessoa amada, mas realmente ouvir o conselho de quem esta for do seu sentimento é muito util, porém é dificil de aceitar. Liyah

    ResponderExcluir
  2. eu acho que os adolescentes ao acabarem dr conhecer uma pessoa ja estao adizer eu a amo mas devem saber que mais uma fase passageira e que devem levar uma relacao mais aberta para que nao possam sentir trocadas pelos amigos porque a muito osentimento de ciumes que pode trazer muitas consequencias nessa fase ...cuidado adolescentes

    ResponderExcluir
  3. Tenho 35 anos e sou apaixonada por um rapaz de 20 , nos amamos intensamente , mais a diferença de idade nos separou devido a muitos ciúmes meu e dele ... Eu sofro de um lado e ele do outro ! Sua família nao concorda com o relacionamento pelo fato de eu já ter sido casada ! Hj estamos um para cada lado , sem saber quem sofre mais ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. corre atraz do yeu amr pq se tu amar eke vai atraz pq nao deixa os obistaculo te vence mais corre ue tu amar ele e eke amart tu mais se tu nao amar fika assim e deixa passa corre atraz de outro...

      Excluir
    2. deus e por nois quem sera contra nos

      Excluir
  4. eu tenho 13 anos eu tou apaixinada pelo um garoto de 20 anos o que eu faco???

    eu tou muito ruim ele me faaz cm cachorra gente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom desculpas mais se você e uma menina e ele te trata como uma CACHORRA não fique correndo atras dele pois se ele faz isso e porque não te valorisa e VOCÊ tem qe se valorisar muito mais que ele se AME acima de todas as coisas pois deus nos fez para que se valorizacemos e não para corremos atras de HOMEM mau carater pois me chamo BETH e também tenho 13 anos ' :)

      Excluir
  5. se valorize menina, 13 é jovem de mais para ter algo, tenho 15 anos e ontem msm terminei com meu namorado que eu amo, que estávamos a 5 meses pelo fato da idade (ele tem 19) e de meus pais nao aceitaram justamente por eu ser jovem de mais para ter algo. Aproveita a tua adolescencia, parece estranho receber conselho de alguem de quase a msm idade, mas acredite sei o q vc ta passando! Tente deixar isso pra lá, afinal ele tem 20 anos e outros interesses com vc, que de fato nao sao legais!

    ResponderExcluir
  6. É impressionante o que agente sente quando estamos apaixonados. Eu sou adolescente muito romântica e muito apaixonada pelo meu gato! Haha
    Te espero la no meu!! ^^

    http://amareteamar04.blogspot.com ‘ ¬¬ bjão#

    ResponderExcluir
  7. Tenho 24 anos. E casei e hoje tbm ja tenho um filho. Mas nunca consegui esquecer meu primeiro amor... Nem o primeiro beijo nem todas as nossas primeiras vezes!!! Foi lindo intenso... Sei k ele tbm nunca esqueceu. Pois sempre k nos cruzamos por quer rua o coraçao acelera... E os olhares sao inevitaveis. Sei k nunca vou viver esse amor de novo. Mais o k vivi nada pode apagar!!! E sei foi real. Agradeço a Deus por te amado tanto. E tbm por ter sido tão amada!!!!

    ResponderExcluir
  8. O meu primeiro amor não podia ter sido mas perfeito!!! foi perfeito!

    ResponderExcluir
  9. eu amo uma garoto que conheço a 9 anos,desde quando agente se conheçeu ela so me chama de irmão e namora com um amigo meu,nunca tive coragem de me declarar,iai oq eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja direta e se declare logo antes que seja tarde....

      Excluir
  10. Se vc amaa não desista

    ResponderExcluir
  11. Eu amo demais um garoto de 16 anos e eu tenho 17... A pouco tempo ele dizia q gostava d mim e agr diz q n gosta mais juro qnao consigo entender isso assim d uma hr pra outra.... Não sei oq fazer faria de tudo pra ter ele cmg

    ResponderExcluir
  12. eu tenho 14 prestes a fazer 15 daqui há uns 2 meses.
    Eu sou apaixonada por um menino e ele tbm é . agente mora longe um do outro . eu na baixada e ele em botafogo. agente faz planos pro futuro , nos pensamos como adultos nas nossas decisoes . meus pais não sabem pq são mt cabeça dura, tudo eles pessam logo em gravidez. sendo que eu tenho maturidade o suficiente para entender . eu e ele nem pensamos nisso agora , nos só queremos que ninguém destrua nosso relacionamento ... fazemos planos de nos casarmos e tal. eu fazer minha faculdade e ele progredir mais ainda na carreira dele no clube que elé joga futebol. nós contruirmos nossa casa , casarmos , ter nossos filhos... eu tenho medo de perder o amor da minha vida , por causa de cabeça dura dos pais.
    ele é meu primeiro namorado . e ele me trata de um jeito q nunca ninguem me tratou. feito rainha . eu já sofri mt por amar quem nem ligava pra mim. agr que eu achei o amor certo eu nao quero perde-lo
    E isso nao é paixao de adolescente , é amor . simplesmente amor puro e sincero

    ResponderExcluir